Dados do Trabalho
Título
Contribuições do PET/CT FDG-18F na detecção de doença avançada no câncer de mama
Introdução/Justificativa
O câncer de mama representa importante causa de morbimortalidade em mulheres, com significativa mudança de prognóstico se diagnosticado de forma precoce e instituída a terapêutica adequada. Alguns estudos apontam que a PET/CT FDG-18F é mais acurada que o estadiamento convencional no pré-operatório, mudando o estadiamento clínico em até 36%. A sensibilidade e a especificidade do estudo em identificar envolvimento linfonodal axilar são de 57-100% e 66-100%, respectivamente, ressaltando-se que o envolvimento microscópico (≤ 10 mm) pode não apresentar expressão ao método.
Objetivos
O objetivo deste trabalho é avaliar a contribuição da PET-CT FDG-18F na detecção de doença avançada em exames realizados para estadiamento pré-operatório de câncer de mama em um serviço privado de medicina nuclear.
Materiais e Métodos
Foi utilizada uma ferramenta de busca conectada ao banco de dados do RIS, usando a palavra de busca câncer de mama nos laudos de PET/CT FDG-18F realizados no período de 09 de janeiro de 2019 a 31 de outubro de 2021. A partir dos estudos encontrados, foram selecionados aqueles que tiveram a indicação de estadiamento.
Com base nesses critérios, retirando-se também os estudos duplicados, de um total de 377 exames, 218 foram selecionados como amostra inicial para análise de dados. A partir dessa amostra, constatou-se que 205 (94%) estudos de PET/CT FDG-18F foram realizados no pré-operatório e 13 (6%) no pós-operatório de mastectomia parcial ou total.
Resultados
Sendo assim, com base na amostra de 205 PET/CT FDG-18F realizadas com a finalidade de estadiamento pré-cirúrgico, observou-se que 196 (95,6%) foram exames positivos, entre os quais 24 apresentaram doença multifocal e 4 não tiveram a lesão primária identificada ao método. Ainda assim, mesmo nesses últimos casos, a PET/CT foi capaz de detectar doença extramamária.
Do ponto de vista da avaliação linfonodal axilar, 134 estudos (65,5%) foram positivos, 60 (29,2%) negativos e 11 (5,3%) indeterminados. Além disso, 5 exames apresentaram acometimento axilar bilateral. O envolvimento linfonodal extra-axilar foi encontrado em 41 (20%) dos estudos, com as seguintes distribuições por cadeias envolvidas em número absoluto: supraclavicular (9), infraclavicular (6), mamária interna (22), supra e infraclavicular simultaneamente (4), mediastinais (18) e abdominais (5).
Na avaliação quanto à presença de metástases à distância, foram encontrados 43 (20,9%) exames positivos. Na amostra estudada, a distribuição dos sítios de metástases foi de 19 ósseo (44,18%), 17 pulmonar (39,5%), 7 fígado (16,27%) e 1 adrenal (2,32%).
Considerando que uma das principais vantagens da PET/CT FDG-18F no estadiamento do câncer de mama é a análise da doença avançada, buscou-se classificar os estádios avançados usando a 8ª edição do TNM na amostra de pacientes. Encontrou-se que 63 (30,7%) da amostra possuía estadiamento superior ao TxN3aM0, sendo 14 (6,8%) TXN3bM0, 6 (2,9%) TxN3cM0 e 43 (20,9%) TxNxM1.
Conclusão
Os resultados mostraram que a PET/CT FDG-18F contribui significativamente para o estadiamento do câncer de mama, corroborando com a literatura no que tange à detecção de estágios avançados da doença (notadamente do ponto de vista linfonodal e metastático à distância), o que é fundamental para escolha do tratamento mais adequado.
Palavras Chave
Câncer de Mama; 18F-FDG PET/CT; breast cancer; oncology; Estadiamento
Área
Medicina Nuclear
Categoria
Pesquisa básica
Autores
ROMEL JEFFERSON HILGEMBERG JUNIOR, LEONARDO FONSECA MONTEIRO DO PRADO, JORGE AUGUSTO GOMES CAVALCANTE, CARLA LIMA SANTOS VIVIANI, ALYNE SELLANI FERREIRA ALVES, MARIO OLIMPIO DE MENEZES, MARCELO MOREIRA DA SILVA