XVI Simpósio Professor Edwaldo Camargo

Dados do Trabalho


Título

DIAGNÓSTICO DE DOENÇA DE ALZHEIMER COM FLORBETABENO 18-F. O QUE PRECISAMOS SABER?

Introdução/Justificativa

A Doença de Alzheimer (DA) é uma doença neurodegenerativa progressiva responsável pela maioria dos casos de demência, que é considerada uma das maiores causas de morte no mundo. A formação das placas β-amiloide (βA) é uma característica da DA e precede o início da demência. O Florbetabeno é um biomarcador com capacidade de se ligar às placas βA neuríticas, permitindo a obtenção de neuroimagens para a pesquisa de DA. A incorporação de um novo marcador específico auxiliará no diagnóstico diferencial da DA em estágio prodrômico.

Objetivos

O objetivo dessa revisão é analisar resultados de estudos que evidenciam a alta sensibilidade e especificidade da molécula na identificação de pacientes com DA, permitindo a realização de um diagnóstico precoce

Materiais e Métodos

Trata-se de um estudo revisional de artigos que analisaram a detecção dos peptídeos βA em neuroimagens, pela técnica de Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET), usando dados de estudos a fim de definir a validade clínica da imagem PET amiloide para o diagnóstico da DA.

Resultados

Houve uma variação nos índices de sensibilidade entre 80 e 100% e especificidade superior ou igual a 90% na detecção de placas βA. Em portadores de DA houve ligação cortical, sendo maior no córtex frontal e cíngulo posterior. Demência por outras etiologias obtive captação do traçador com menor intensidade de valor de captação padronizada (SUVR) em comparação a indivíduos portadores de DA. Um dos ensaios clínicos observou redução em 10% na institucionalização de idosos e menores custos de saúde com diagnóstico confirmatório pelo PET amiloide.

Conclusão

Considera-se a utilização do Florbetabeno segura, eficaz e adequada para detecção de peptídeo cerebral. Estudos, em andamento, auxiliarão na determinação da potencialidade da técnica como complementar no diagnóstico de DA na rotina clínica e a uma promessa ao diagnóstico precoce, que possibilitará uma intervenção adequada e melhor qualidade de vida aos diagnosticados.

Área

Radiofarmácia

Autores

THIAGO HENRIQUE DE FREITAS BRAGA, ANA KAROLINA DEFENTE CAETANO, LOUISE BEATRIZ ROSA CASTELLO