Dados do Trabalho
Título
Achados de exames cerebrais de PET e de SPECT/CT em pacientes com sintomas persistentes de COVID-19
Introdução/Justificativa
Os dados científicos sobre efeitos subagudos e de longo prazo da COVID-19 estão aumentando. Foi estabelecido que a infecção grave pela síndrome respiratória aguda causada pelo coronavírus-2 (SARS-CoV-2) é um processo sistêmico que envolve múltiplos órgãos. As complicações e consequências a longo prazo decorrentes dessa doença são diversas e os doentes necessitam de uma abordagem de tratamento multidisciplinar nas fases aguda e pós-aguda da doença. Uma proporção significativa de pacientes com COVID-19 apresenta manifestações neurológicas, algumas perdurando por vários meses após a recuperação. No entanto, as alterações cerebrais resultantes da infecção por SARS CoV-2 permanecem amplamente desconhecidas.
Objetivos
Fornecemos uma breve visão geral baseada em casos do nosso serviço da utilidade da tomografia por emissão de pósitrons de 18F-fluordesoxiglicose associada à tomografia computadorizada (18F-FDG-PET/CT) e da tomografia por emissão de fóton único (SPECT) para investigar alterações cerebrais em pacientes pós-COVID-19 com sintomas persistentes.
Materiais e Métodos
Uma análise retrospectiva de estudos de SPECT e PET/CT cerebrais de maio de 2020 a dezembro de 2022 nos quais a indicação estava relacionada à COVID-19 foi realizada, seguida por uma análise estatística dos principais achados observados.
Resultados
Embora alguns achados tenham se repetido, não foi possível estabelecer um padrão específico para alterações cerebrais em pacientes pós-COVID-19 com sintomas persistentes.
Conclusão
Está se tornando cada vez mais claro que a COVID-19 causa comprometimento de múltiplos órgãos, com um número significativo de pacientes apresentando sintomas após essa doença. Assim, a importância potencial do SPECT e da PET/CT cerebrais em pacientes com sintomas persistentes de COVID é altamente relevante. No entanto, é necessária uma pesquisa mais aprofundada para descrever esse potencial.
Área
Neurologia
Autores
CARLA LIMA SANTOS VIVIANI, Fiorella Menegatti Marino, Dionísio Nepomuceno Viviani, Jorge Augusto Gomes Cavalcante