Dados do Trabalho
Título
Relato de dois casos: Pesquisa de Morte Encefálica com PET/CT FDG
Introdução/Justificativa
A morte encefálica é definida como a perda total e irreversível das funções hemisféricas do cérebro e do tronco encefálico. A determinação neurológica de morte encefálica é feita principalmente através de uma avaliação clínica. Entretanto, complementarmente, são necessários exames de imagem. Atualmente o radiotraçador utilizado para SPECT cerebral apresenta disponibilidade limitada em nosso país. Por outro lado o PET/CT FDG-18F apresenta crescente disponibilidade nacional e tem sido relatado como alternativa em casos de pesquisa morte encefálica na literatura.
Objetivos
Relatamos dois casos de pesquisa de morte encefálica realizada com cintilografia de fluxo sanguíneo cerebral com DTPA-99mTc e tomografia computadorizada por emissão de pósitrons (PET/CT) com FDG-18F.
Materiais e Métodos
Caso 1: Mulher de 45 anos, com dois exames clínicos e teste de apneia sugestivos de morte encefálica associados a doppler intracraniano indeterminado. Cintilografia de fluxo sanguíneo cerebral com DTPA-99mTc revelando ausência de fluxo arterial para o cérebro. As imagens de PET/CT com FDG-18F mostram ausência de captação do traçador no parênquima cerebral.
Resultados
Caso 2: Criança de 1 ano e 6 meses, com dois exames clínicos e teste de apneia sugestivos de morte encefálica associados a EEG indeterminado. Cintilografia de fluxo sanguíneo cerebral com DTPA-99mTc revelou bolus com qualidade inferior (devido baixa dose pediátrica) sugerindo ausência de fluxo arterial para o cérebro. As imagens de PET/CT com FDG-18F mostram claramente uma ausência de captação do traçador no parênquima cerebral.
Conclusão
O PET/CT FDG-18F tem se mostrado como uma alternativa viável com interpretação mais clara e segura do que os traçadores de fluxo sanguíneo, menor tempo de aquisição e melhor resolução, principalmente em crianças. Mais trabalhos são necessários para confirmar a aplicação do PET/CT FDG-18F na pesquisa de morte encefálica a fim de avaliar a sua inclusão nas diretrizes para pesquisa de morte encefálica.
Área
Neurologia
Autores
FELIPE PICCARONE GONÇALVES RIBEIRO, Juliana Pasquotto, Natália Tobar Toledo Prudente da Silva, Miguel Angelo Bertelli, Allan de Oliveira Santos, Elba Cristina de Sá Camargo Etchebehere, Ludmila Santiago Almeida, Thiago Ferreira de Souza, Celso Darío Ramos, Marina da Cunha Lopes de Lima, Bárbara Juarez Amorim