XVI Simpósio Professor Edwaldo Camargo

Dados do Trabalho


Título

Cintilografia cardíaca com MIBG marcado com 131I para pesquisa de parkinsonismo: Relato de Casos

Introdução/Justificativa

A cintilografia cardíaca com MIBG marcado com 123I é o padrão-ouro no auxílio ao diagnóstico da avaliação da integridade dos neurônios pós-sinápticos, usualmente comprometidos nas síndromes parkinsonianas. No entanto, como o 123I é produzido em cíclotron e tem preço elevado, nem todos os países apresentam fácil acesso a esse radionuclídeo. Na literatura internacional existem alguns relatos da substituição do 123I pelo 131I.

Objetivos

Relatar dois casos de cintilografia cardíaca com MIBG-131I para pesquisa de síndrome-parkinsoniana.

Materiais e Métodos

Foram comparados os achados das cintilografias cerebrais com TRODAT, das cintilografias cardíaca com MIBG-131I em associação com os quadros clínicos para decisão clínica.

Resultados

Caso 1: Paciente sexo feminino, 45 anos, com tremores em membros superiores, mais acentuado, à direita, bradicinesia e rigidez em roda denteada bilateralmente, com hipótese diagnóstica de parkinsonismo atípico. Apresentou ambas as cintilografias com TRODAT e MIBG-131I. normais, auxiliando a excluir parkinsonismo.
Caso 2: Paciente sexo masculino, 61 anos, com história de lentificação psicomotora, com início há 10 anos e acentuação há 2 anos, associado a bradicinesia, instabilidade postural e tremores de repouso, pior na mão esquerda. Apresentou TRODAT com moderada redução dos transportadores dopaminérgicos nos corpos estriados bilateralmente e cintilografia cardíaca com MIBG-131I com acentuada redução da captação cardíaca, compatível com quadro de parkinsonismo.

Conclusão

As imagens realizadas com MIBG-131I possuem uma qualidade inferior à das realizadas com MIBG-123I (131I tem energia mais alta, é beta emissor, demandando doses menores). Apesar disso, o estudo cardíaco com MIBG-131I permitiu uma boa avaliação das imagens, sendo de fácil interpretação e demonstrando ser uma potencial alternativa ao MIBG-123I. A imagem molecular realizada com MIBG-131I em países com dificuldade na obtenção de 123I.

Área

Neurologia

Autores

FELIPE PICCARONE GONÇALVES RIBEIRO, Stephan Pinheiro Macedo de Souza, Elba Cristina de Sá Camargo Etchebehere, Celso Darío Ramos, Thiago Ferreira de Souza, Mariana da Cunha Lopes de Lima, Allan de Oliveira Santos, Ludmila Santiago Almeida, Bárbara Juarez Amorim